segunda-feira, 14 de dezembro de 2009

A ARTE ROMANA

Aqui, vamos mais outra vez, na senda do nosso permenente deleite: a arte romana.
A arte romana referente a época artístico do império romano do Ocidente, foi muito influenciado pela cultura da Grécia Antiga e também pelos etruscos e mais tarde, pela cultura helenística e estende-se do séc. VIII a.c. ao séc. IV d.c., difundindo-se por diversas expressões artísticas, desde a construção de diversas tipologias de edifícios públicos , pintura, afresco à escultura, etc.
Os Romanos conquistadores, dominaram politíco e militarmente os Gregos, mas foram conquistados culturalmente por estes. A arte romana foi muito influenciada pela arte grega. No entanto, os romanos foram originais em muitos aspectos: circos, anfiteatros, fóruns, arcos de triunfo, etc.
O pensamento romano, no entanto, difere-se do do grego, se atendermo-nos às seguintes máximas:" Para os gregos, "todas as coisas úteis, devem ser belas"; para os romanos " todas as coisas belas, deviam ser úteis".O soldado, o conquistador, afunila-se pelas belezas do filósofo, do conquistado.
O pragmatismo, o sentido prático, a grandiosidade e o realismo, são as características essencias da arte romana, numa palavra, uma arte de síntese: arquitectura, pintura, escultura, artes menores.
Este sentido de grandiosidade é visível na construção dos arcos de triunfo que revelam, de certo modo, uma necessidade prática - a glorificação do imperador.
A arte, neste contexto, é entendido como algo para satisfação das coisas básicas, o poder, a ostentação e orgulho do grande império.

Sem comentários:

Enviar um comentário