o Renascimento, o movimento cultural, intelectual e folosófico que surgiu em Itália no século XIV e,que, posteriormente se difundiu paulatinamente, por por todos os países da Europaa partir do século XV e que tinha como finalidade, a imitação dos estudos da Antiguidade greco-latina.
Nas artes visuais, foi uma profunda revolução, na medida em que alterou radicalmente o sistema mental da época em geral e dos artistas em particular.
O pensamento renascentista de admirar o homem , foi um dos propulsores dsa arte no Renascimento.
Nesta óptica, os artistas queriam cores vivas, perspectiva e criaram várias técnicas. Ao contrário da arte Bizantina, que vigorou na Idade Média, agora se queria que cada face pintada fosse diferente das outras , que os quadros parecessem os mais reais possíveis, tendo dobras nas roupas, cabelos representados .
Porém, a revolução só se dá com as esculturas, que agora tinham os mínimos detalhes.
Leonardo da Vinci foi um dos pintores mais marcantes da época. Na sua vontade de representar o homem o mais perfeitamente possível, ele dissecava cadáveres e até chegou a criar um método de desenho, utilizado até hoje nos meios médicos, que é o de representar o mesmo órgão em três posições. Em suma, Leonardo da Vinci revolucionou os meios médicos e, particularmente, permitiu que se criasse os seguintes motivos:
- Mecenas financiavam os artistas;
- O homem começava a se valorizar com o surgimento do Humanismo;
- Surgimento de técnicas novas, tais como a perspectiva.
Em suma, os artistas imitaram os clássicos latinos e gregos - classicismo,reveland, porémuma grande originalidade e superando os modelos da Antiguidade. A arquitectura, a pintura, a escultura , principalmnente, foram os domínios de grande excelência na inovação.
Subscrever:
Enviar feedback (Atom)

Sem comentários:
Enviar um comentário