segunda-feira, 14 de dezembro de 2009

A ARTE DO RENASCIMENTO

o Renascimento, o movimento cultural, intelectual e folosófico que surgiu em Itália no século XIV e,que, posteriormente se difundiu paulatinamente, por por todos os países da Europaa partir do século XV e que tinha como finalidade, a imitação dos estudos da Antiguidade greco-latina.
Nas artes visuais, foi uma profunda revolução, na medida em que alterou radicalmente o sistema mental da época em geral e dos artistas em particular.
O pensamento renascentista de admirar o homem , foi um dos propulsores dsa arte no Renascimento.
Nesta óptica, os artistas queriam cores vivas, perspectiva e criaram várias técnicas. Ao contrário da arte Bizantina, que vigorou na Idade Média, agora se queria que cada face pintada fosse diferente das outras , que os quadros parecessem os mais reais possíveis, tendo dobras nas roupas, cabelos representados .
Porém, a revolução só se dá com as esculturas, que agora tinham os mínimos detalhes.
Leonardo da Vinci foi um dos pintores mais marcantes da época. Na sua vontade de representar o homem o mais perfeitamente possível, ele dissecava cadáveres e até chegou a criar um método de desenho, utilizado até hoje nos meios médicos, que é o de representar o mesmo órgão em três posições. Em suma, Leonardo da Vinci revolucionou os meios médicos e, particularmente, permitiu que se criasse os seguintes motivos:
- Mecenas financiavam os artistas;
- O homem começava a se valorizar com o surgimento do Humanismo;
- Surgimento de técnicas novas, tais como a perspectiva.
Em suma, os artistas imitaram os clássicos latinos e gregos - classicismo,reveland, porémuma grande originalidade e superando os modelos da Antiguidade. A arquitectura, a pintura, a escultura , principalmnente, foram os domínios de grande excelência na inovação.

A ARTE ROMANA

Aqui, vamos mais outra vez, na senda do nosso permenente deleite: a arte romana.
A arte romana referente a época artístico do império romano do Ocidente, foi muito influenciado pela cultura da Grécia Antiga e também pelos etruscos e mais tarde, pela cultura helenística e estende-se do séc. VIII a.c. ao séc. IV d.c., difundindo-se por diversas expressões artísticas, desde a construção de diversas tipologias de edifícios públicos , pintura, afresco à escultura, etc.
Os Romanos conquistadores, dominaram politíco e militarmente os Gregos, mas foram conquistados culturalmente por estes. A arte romana foi muito influenciada pela arte grega. No entanto, os romanos foram originais em muitos aspectos: circos, anfiteatros, fóruns, arcos de triunfo, etc.
O pensamento romano, no entanto, difere-se do do grego, se atendermo-nos às seguintes máximas:" Para os gregos, "todas as coisas úteis, devem ser belas"; para os romanos " todas as coisas belas, deviam ser úteis".O soldado, o conquistador, afunila-se pelas belezas do filósofo, do conquistado.
O pragmatismo, o sentido prático, a grandiosidade e o realismo, são as características essencias da arte romana, numa palavra, uma arte de síntese: arquitectura, pintura, escultura, artes menores.
Este sentido de grandiosidade é visível na construção dos arcos de triunfo que revelam, de certo modo, uma necessidade prática - a glorificação do imperador.
A arte, neste contexto, é entendido como algo para satisfação das coisas básicas, o poder, a ostentação e orgulho do grande império.

A ARTE GREGA

Reportando-nos para a arte grega, podemos , em poucas palavras, caracterizá-la como uma arte antropcêntrica, uma arte centrada no homem concreto, na sua cidade ( cidade-estado), na sua pólis. É uma arte do homem, pelo homem e para o homem.
Contrariamente a arte dos povos da antiguidade, como a dos egípcios, que era uma arte predominantemente teocêntrica, uma arte centrada nas coisas divinas, até os seus reis eram deuses vivos. Os reis gregos, eram humanos, eram seres inteligentes e justos que se dedicavam ao serviço do seu povo. A arte grega centra-se nas coisas da mundividência, das acções quotidianas dos homens e que tinha como objectivo fundamental a satisfação e o gozo da vida presente.
Contemplando a natureza, o artista se empolga pela vida e, tenta, na medida do possível, através da arte, exprimir as manifestações do mundo concreto que o circunscreve.
Na sua constante busca da perfeição, o artista grego cria uma arte de elaboração intelectual em que predomina o rítmo, a beleza, o equilíbrio, a simetria, a harmonia ideal.
Os artistas gregos gregos põem a tónica nas seguintes características: o racionalismo, o amor pela beleza, o interesse pelo homem, essa pequena criatura que é" a medida de todas as coisas" , o padrão das suas acções e a democracia.
Assim, as nossas delongas divagações nas realizações artísticas gregas, leva-nos a deduzir as mesmas características que atrás aludimos nos diversos domínios: arquitectura, pintura, escultura, artes menores ou decorativas .

quarta-feira, 9 de dezembro de 2009

A arte pré-histórica

Consideramos como arte pré-histórica todas as manifestações que se desenvolveram antes do surgimento das primeiras civilizações e portanto antes da escrita. No entanto isso pressupõe uma grande variedade de produção, por povos diferentes, em locais diferentes, mas com algumas características comuns.A primeira característica é o pragmatismo, ou seja, a arte produzida possuía uma utilidade, material, cotidiana ou mágico-religiosa: ferramentas, armas ou figuras que envolvem situações específicas, como a caça.

Cabe lembrar que as cenas de caça representadas em cavernas não descreviam uma situação vivida pelo grupo, mas possuía um caráter mágico, preparando o grupo para essa tarefa que lhes garantiria a sobrevivência.As manifestações artísticas mais antigas foram encontradas na Europa, em especial na Espanha, sul da França e sul da Itália e datam de aproximadamente de 25000a.C., portanto no período paleolítico. Na França encontramos o maior número de obras pré históricas e até hoje em bom estado de conservação, como as cavernas de Altamira, Lascaux e Castilho


Arquitetura


Os grupos pré-históricos eram nômades e se deslocavam de acordo com a necessidade de obter alimentos. Durante o período neolítico essa situação sofreu mudanças, desenvolveram-se as primeiras formas de agricultura e consequentemente o grupo humano passou a se fixar por mais tempo em uma mesma região, mas ainda utilizavam-se de abrigos naturais ou fabricados com fibras vegetais ao mesmo tempo em que passaram a construir monumentos de pedras colossais, que serviam de câmaras mortuárias ou de templos. Raras as construções que serviam de habitação.Essa pedras pesavam mais de três toneladas, fato que requeria o trabalho de muitos homens e o conhecimento da alavanca.Esses monumentos de pedras foram denominados "megalíticos" e podem ser classificados de: dólmens, galerias cobertas que possibilitavam o acesso a uma tumba; menires, que são grandes pedras cravadas no chão de forma vertical; e os cromlech, que são menires e dólmens organizados em círculo, sendo o mais famoso o de Stonehenge, na Inglaterra.Também encontramos importantes monumentos megalíticos na Ilha de Malta e Carnac na França, todos eles com funções ritualisticas.


Escultura


A escultura foi responsável pela elaboração tanto de objetos religiosos quanto de utensílios domésticos, onde encontramos a temática predominante em toda a arte do período, animais e figuras humanas, principalmente figuras femininas, conhecidas como Vênus, caracterizadas pelos grandes seios e ancas largas, são associadas ao culto da fertilidade;Entre as mais famosas estão a Vênus de Lespugne, encontrada na França, e a Vênus de Willendorf, encontrada na Áustria foram criadas principalmente em pedras calcárias, utilizando-se ferramentas de pedra pontiaguda.Durante o período neolítico europeu (5000aC - 3000dC) os grupos humanos já dominavam o fogo e passou a produção de peças de cerâmica, normalmente vasos, decorados com motivos geométricos em sua superfície; somente na idade do bronze a produção da cerâmica alcançou grande desenvolvimento, devido a utilização na armazenagem de água e alimentos


Pintura


As principais manifestações da pintura pré-histórica são encontradas no interior de cavernas, em paredes de pedra e a princípio retratavam cenas envolvendo principalmente animais, homens e mulheres e caçadas, existindo ainda a pintura de símbolos, com significado ainda desconhecido. Essa fase inicial é marcada pela utilização predominantemente do preto e do vermelho e é considerada portanto como naturalista.No período neolítico a pintura é utilizada como elemento decorativo e retratando as cenas do cotidiano. A qualidade das obras é superior, mostrando um maior grau de abstração e a utilização de outros instrumentos que não as mãos, como espátulas.Por volta de 2000aC as características da pintura a apresentavam um nível próximo à de formas escritas, preservando porém seu caráter mágico ou religiosos, celebrando a fecundidade ou os objetos de adoração (totens).


informação retirada de http://cultura.portaldomovimento.com/arte_na_pre-historia.html

ALGUÉM PARTE/PARA A ARTE/ DO SEMELHANTE/

(Mona Lisa)

A arte é iminentemente cultural e social.Cada povo tem a sua maneira específica de estar consoante a sua concepção do mundo e da vida. Tudo está relacionado com as circunstâncias sociais e culturais do espaço envolvente.
A forma de interacção social entre os homens na sua convivência quotidiana de uma forma pacífica ou por meios vilentos: a sua maneira de trabalhar, de comer, de vestir, de sentir, manifestações através das danças, cânticos, artes, músicas, etc.~
Os olhos que cada ser dispõe, perscrutem a realidade social e ambiental de maneira diversa, dependendo em certa medida, da sua pesrpicácia , talento, inteligibilidade e personalidade.
Todaa educação social e cultural do indivíduo, pressupõe uma formação integral da personalidade humana, isto é, do contextoe alicerce familiar e social para uma compreensão fecunda e útil da realidade social circundante.
A arte parte para um ser pensante, não só no que sente no presente, bem como no futuro distante.
Pretendo neste breve trabalho, uma explanação sucinta das características e contextualização da arte para os alunos de vários escalões etários, desde o 7º ano de escolaridade até ao 12º: alguém parte para a arte do seu semelhante, desde às origens/ dos homens/ nas paisagens/ virgens/ da Terra/,até/a nossa era.


(Homem Shona)

ESPAN- ARTE VIVA

Dirijo algumas palavras de encorajamento a toda a comunidade escolar da ESPAN, em Queluz- Belas:


Encaremos a arte como a vivência pessoal, familiar, colectiva ou comunitária, seja qual for a cultura ou civilização.
Nascemos, crescemos, desenvolvemos e morremos como qualquer ser vivo.
Dirijo-me a toda a comunidade escolar da ESPAN em geral, e aos alunos, em especial.
Encaremos o nosso percuso diariamente com optimismo e esperança.Todos nós, somos capazes, todos nós somos criadores, artistas, de uma forma ou da outra. As dificuldades aguçam os espíritos.
Vamos à luta! Não nos deixemos curvar perante as dificulfdades, porque em cada momento, época, espaço, deparamo-nos com elas; das crises, amiudaddamente se fala em todas as épocas, dependendo da sua amplitude.
Temos que ter a paixão pela vida em cada momento, enquanto respiramos. Temos, nós alunos,de provar aos nossos pais/Enrregados de Educação, que somos capazes de vencer em todas as vicissituides e latitudes.
Somos artistas desde o momento em que fomos capazes de segurar nas tetas das nossas mães ou nos biberões. A nossa arte começa a partir do momento que decidimos viver e fazer os nossos pais viver com alegria, amor e paixão. Vamos criar, retratar nas telas essa paixão, essa força, esperança e alegria de viver , criando, conquistando a cada instante algo útil para nós e para a nossa comunidade , para a nossa socioedade.
Nas nossas mãos , está o nosso sonho, o nosso futuro, estudando com dedicação e afinco, mesmo que o percurso nos apresente apriori, espinhosa e nebulosa.
As nuvens desvanecer-se-ão com a nossa insistência, vontade, interesse e persistência.
Cada um de nós é maior,
Com o amor
Que semeie ao seu redor.
Bem haja à nossa ESPAN NOVA E VIVA!