segunda-feira, 14 de dezembro de 2009
A ARTE DO RENASCIMENTO
Nas artes visuais, foi uma profunda revolução, na medida em que alterou radicalmente o sistema mental da época em geral e dos artistas em particular.
O pensamento renascentista de admirar o homem , foi um dos propulsores dsa arte no Renascimento.
Nesta óptica, os artistas queriam cores vivas, perspectiva e criaram várias técnicas. Ao contrário da arte Bizantina, que vigorou na Idade Média, agora se queria que cada face pintada fosse diferente das outras , que os quadros parecessem os mais reais possíveis, tendo dobras nas roupas, cabelos representados .
Porém, a revolução só se dá com as esculturas, que agora tinham os mínimos detalhes.
Leonardo da Vinci foi um dos pintores mais marcantes da época. Na sua vontade de representar o homem o mais perfeitamente possível, ele dissecava cadáveres e até chegou a criar um método de desenho, utilizado até hoje nos meios médicos, que é o de representar o mesmo órgão em três posições. Em suma, Leonardo da Vinci revolucionou os meios médicos e, particularmente, permitiu que se criasse os seguintes motivos:
- Mecenas financiavam os artistas;
- O homem começava a se valorizar com o surgimento do Humanismo;
- Surgimento de técnicas novas, tais como a perspectiva.
Em suma, os artistas imitaram os clássicos latinos e gregos - classicismo,reveland, porémuma grande originalidade e superando os modelos da Antiguidade. A arquitectura, a pintura, a escultura , principalmnente, foram os domínios de grande excelência na inovação.
A ARTE ROMANA
A arte romana referente a época artístico do império romano do Ocidente, foi muito influenciado pela cultura da Grécia Antiga e também pelos etruscos e mais tarde, pela cultura helenística e estende-se do séc. VIII a.c. ao séc. IV d.c., difundindo-se por diversas expressões artísticas, desde a construção de diversas tipologias de edifícios públicos , pintura, afresco à escultura, etc.
Os Romanos conquistadores, dominaram politíco e militarmente os Gregos, mas foram conquistados culturalmente por estes. A arte romana foi muito influenciada pela arte grega. No entanto, os romanos foram originais em muitos aspectos: circos, anfiteatros, fóruns, arcos de triunfo, etc.
O pensamento romano, no entanto, difere-se do do grego, se atendermo-nos às seguintes máximas:" Para os gregos, "todas as coisas úteis, devem ser belas"; para os romanos " todas as coisas belas, deviam ser úteis".O soldado, o conquistador, afunila-se pelas belezas do filósofo, do conquistado.
O pragmatismo, o sentido prático, a grandiosidade e o realismo, são as características essencias da arte romana, numa palavra, uma arte de síntese: arquitectura, pintura, escultura, artes menores.
Este sentido de grandiosidade é visível na construção dos arcos de triunfo que revelam, de certo modo, uma necessidade prática - a glorificação do imperador.
A arte, neste contexto, é entendido como algo para satisfação das coisas básicas, o poder, a ostentação e orgulho do grande império.
A ARTE GREGA
Contrariamente a arte dos povos da antiguidade, como a dos egípcios, que era uma arte predominantemente teocêntrica, uma arte centrada nas coisas divinas, até os seus reis eram deuses vivos. Os reis gregos, eram humanos, eram seres inteligentes e justos que se dedicavam ao serviço do seu povo. A arte grega centra-se nas coisas da mundividência, das acções quotidianas dos homens e que tinha como objectivo fundamental a satisfação e o gozo da vida presente.
Contemplando a natureza, o artista se empolga pela vida e, tenta, na medida do possível, através da arte, exprimir as manifestações do mundo concreto que o circunscreve.
Na sua constante busca da perfeição, o artista grego cria uma arte de elaboração intelectual em que predomina o rítmo, a beleza, o equilíbrio, a simetria, a harmonia ideal.
Os artistas gregos gregos põem a tónica nas seguintes características: o racionalismo, o amor pela beleza, o interesse pelo homem, essa pequena criatura que é" a medida de todas as coisas" , o padrão das suas acções e a democracia.
Assim, as nossas delongas divagações nas realizações artísticas gregas, leva-nos a deduzir as mesmas características que atrás aludimos nos diversos domínios: arquitectura, pintura, escultura, artes menores ou decorativas .
quarta-feira, 9 de dezembro de 2009
A arte pré-histórica
informação retirada de http://cultura.portaldomovimento.com/arte_na_pre-historia.html
ALGUÉM PARTE/PARA A ARTE/ DO SEMELHANTE/
(Mona Lisa)
A arte é iminentemente cultural e social.Cada povo tem a sua maneira específica de estar consoante a sua concepção do mundo e da vida. Tudo está relacionado com as circunstâncias sociais e culturais do espaço envolvente.
A forma de interacção social entre os homens na sua convivência quotidiana de uma forma pacífica ou por meios vilentos: a sua maneira de trabalhar, de comer, de vestir, de sentir, manifestações através das danças, cânticos, artes, músicas, etc.~
Os olhos que cada ser dispõe, perscrutem a realidade social e ambiental de maneira diversa, dependendo em certa medida, da sua pesrpicácia , talento, inteligibilidade e personalidade.
Todaa educação social e cultural do indivíduo, pressupõe uma formação integral da personalidade humana, isto é, do contextoe alicerce familiar e social para uma compreensão fecunda e útil da realidade social circundante.
A arte parte para um ser pensante, não só no que sente no presente, bem como no futuro distante.
Pretendo neste breve trabalho, uma explanação sucinta das características e contextualização da arte para os alunos de vários escalões etários, desde o 7º ano de escolaridade até ao 12º: alguém parte para a arte do seu semelhante, desde às origens/ dos homens/ nas paisagens/ virgens/ da Terra/,até/a nossa era.
(Homem Shona)
ESPAN- ARTE VIVA
Encaremos a arte como a vivência pessoal, familiar, colectiva ou comunitária, seja qual for a cultura ou civilização.
Nascemos, crescemos, desenvolvemos e morremos como qualquer ser vivo.
Dirijo-me a toda a comunidade escolar da ESPAN em geral, e aos alunos, em especial.
Encaremos o nosso percuso diariamente com optimismo e esperança.Todos nós, somos capazes, todos nós somos criadores, artistas, de uma forma ou da outra. As dificuldades aguçam os espíritos.
Vamos à luta! Não nos deixemos curvar perante as dificulfdades, porque em cada momento, época, espaço, deparamo-nos com elas; das crises, amiudaddamente se fala em todas as épocas, dependendo da sua amplitude.
Temos que ter a paixão pela vida em cada momento, enquanto respiramos. Temos, nós alunos,de provar aos nossos pais/Enrregados de Educação, que somos capazes de vencer em todas as vicissituides e latitudes.
Somos artistas desde o momento em que fomos capazes de segurar nas tetas das nossas mães ou nos biberões. A nossa arte começa a partir do momento que decidimos viver e fazer os nossos pais viver com alegria, amor e paixão. Vamos criar, retratar nas telas essa paixão, essa força, esperança e alegria de viver , criando, conquistando a cada instante algo útil para nós e para a nossa comunidade , para a nossa socioedade.
Nas nossas mãos , está o nosso sonho, o nosso futuro, estudando com dedicação e afinco, mesmo que o percurso nos apresente apriori, espinhosa e nebulosa.
As nuvens desvanecer-se-ão com a nossa insistência, vontade, interesse e persistência.
Cada um de nós é maior,
Com o amor
Que semeie ao seu redor.
Bem haja à nossa ESPAN NOVA E VIVA!
